Suzuki Jimny, o pequeno guerreiro
Pequeno no tamanho, mas gigante na valentia, robustez e versatilidade, o Suzuki Jimny segue como um dos melhores jipes para a prática do fora de estrada
Texto e Fotos James Garcia
Ainda lembro com perfeição, das primeiras impressões e das voltas iniciais que dei no Suzuki Samurai, na primeira metade dos anos 90. Off-roaders mais “casca grossa” e os incrédulos em geral não demoram a apelidar o pequeno 4×4 de jipe da Barbie, carrinho de playmobil entre outros nomes jocosos e cheios de preconceito.
Não podiam estar mais errados, pois o Samurai, que já se chamava Jimny no Japão – seu país de origem –, era e continua sendo um dos jipes mais bem acertados e já construídos. Há quem diga que se retirassem a carroceria de um Jimny mais antigo e fosse instalada uma do Jeep CJ3A, o encaixe seria perfeito, já que o off-road japonês haveria sido influenciado pelo mítico Willys. Eu não duvidaria disso…
Com mais de 46 anos de história, o Jimny é feito no Brasil desde novembro de 2012 e continua sendo uma presença constante em quase 200 países e já soma mais de 2.5 milhões de carros vendidos.
Mesmo que o chamem de SUV por aí, o termo correto para um veículo dotado de carroceria sobre chassi + caixa de transferência (normal e reduzida), é jipe. E ponto!
O 4×4 mais barato construído no Brasil, na cidade de Catalão, GO, onde também está a fábrica da Mitsubishi, disponibiliza quatro versões: 4ALL (cidade), 4SUN (praia), 4SPORT (off-road) e o 4WORK, para trabalho e que tem preço sob consulta e é variável de acordo com a lista de acessórios.
O visual é harmônico, tem na frente o maior volume, scoop no capô e desenhos do para-choque, para-lama e grade dianteira com perfil mais robusto. As rodas de liga leve aro 15” tem aplicação da cor grafite.
O som inclui rádio AM/FM, CD player e MP3, WMA, USB e Bluetooth. Os bancos possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições.

O motor é feito de alumínio, 1.3 litros, à gasolina (DOHC), com 16 válvulas, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 11 kgfm a 4.100 rpm. A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox oferecem maior rendimento. O comando variável de válvulas otimiza o torque para todas as faixas de rotação.
Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema melhora o consumo e as emissões de poluentes.
Junto ao motor está um câmbio manual de cinco marchas e uma caixa de transferência com tração 4×4 e reduzida, gerenciada eletrônicamente, e um sistema de roda livre pneumática. Para ligar a tração, basta selecionar no controle do painel.

Opta-se pelos modos 2WD (tração traseira), 4WD (tração nas quatro rodas) e 4WD-L que dobra o torque e garante a saída das encrencas maiores. É possível mudar entre os modos 2WD e 4WD em até 100 km/h.
A suspensão é independente Trilink, com eixo rígido e molas helicoidais.
O conjunto mecânico do Jimny é resistente, flexível e leve (pesa só 1.060 quilos!). O carro tem barras de proteção laterais, coluna de direção retrátil e encostos de cabeça ajustáveis em todos os bancos.
Os freios a disco na frente têm as pinças mais elevadas, o que facilita a passagem em alagados, escoam bem a água e evitam retenção de terra. O freio a tambor traseiro tem válvula sensível a carga (LSVB).

A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. O raio de giro de apenas 4,9 metros é surpreendente é o melhor no segmento, fácil.
Como a maioria dos jipes, o Jimny em altura livre do solo de 200 mm, tem capacidade de inclinação lateral de 42º e pode (e deve!) ser equipado com pneus MUD (opcionais) e engates traseiro e dianteiro para facilitar a manobra de carretas. As virtudes do pequeno guerreiro são justamente a soma de sua pequena dimensão (entre eixos curto é uma maravilha no off-road), leveza, confiabilidade mecânica e facilidade em aceitar upgrades. Um ótimo jipe, como já disse e, curiosamente, que não tem concorrentes diretos no mercado nacional. Se você pensou no Troller, esqueça, pois o mesmo é bem maior e tem motor diesel, o que muda tudo. Ou seja, no mercado dos jipes, ainda não tem para ninguém.
Se o interessado quer opções na hora de escolher, além de cada versão, são seis cores básicas: prata, preto, branco, vermelho, verde Amazônia e verde tropical e seis especiais: amarelo solar, roxo ipê, laranja fun, rosa croma e azul pacífico.
Em maio de 2015, foi lançada a versão Sport, a que mais interessa a quem gosta de off-road.

A versão vem com air bag duplo e ABS, traz novos para-choques dianteiro e traseiro. Formados por peças modulares com fixações externas, o projeto foi desenvolvido para facilitar a manutenção, lembrando que o Jimny é único 4×4 que traz de fábrica o engate dianteiro que, por possibilitar visualização frontal, facilita qualquer manobra de carretas rurais ou de Jet Ski, por exemplo.
Outra novidade é o side step (apoio para o pé) integrado às laterais, à frente das rodas traseiras, que facilita o acesso ao teto para instalação de bagageiros, transportar bikes, pranchas de surf e outros equipamentos. Os frisos laterais, snorkel e flares ganham novo desenho e completam o design do 4×4.
Suzuki Jimny 2013 Customizado Gama 4×4
O Suzuki que ilustra essa matéria pertence a Junior Gama, diretor da Gama 4×4, loja de peças, acessórios e artigos off-road e universo 4×4 em geral. O veículo foi comprado para ser utilizado como modelo de exposição da última Adventure Sports Fair, e junto a um Land Rover Series I 1951 e um Jeep Willys CJ5, fizeram enorme sucesso no evento.

Esse Jimny é uma versão Sport e já estava com a suspensão levemente erguida (1 polegada/2,54 cm) e teve a suspensão levantada em 2.1/2″, com lift de suspensão. A carroceria subiu mais 2″ com adição de um kit de body lift. Os sistemas foram todos desenvolvidos pela Gama 4×4 e instalados na oficina 4WG, parceiros de projetos especiais.
Na sequencia o jipe foi calçado com pneus mud da marca Achilles MXT medidas 265 70 R17, montados em rodas de aço, reforçadas, aro 17″ de 8″. Para garantir a estabilidade, o off-set das rodas é negativo (-25).

Do lado de fora completam o visual o snorkel pintado na cor do carro e o bagageiro Thule, providencial para fixação de um bagageiro de teto ou outro tipo de acessório.
Curtiu essa unidade customizada? Para montar algo semelhante, a Gama 4×4 disponibiliza todas as peças e acessórios necessários, entre em contato e saiba como fazer. O resultado, sem dúvida, vale todo os investimento.
Ficha Técnica – Suzuki Jimny
Construção: chassi e carroceria
Motor: longitudinal, dianteiro, 4 cilindros em linha, 16
Válvulas/ DOHC
Cilindrada: 1.328cm³
Potência original: 85 cavalos a 6.000 rpm
Torque: 11.2 kgf.m a 4.100 rpm
Alimentação: injeção eletrônica multiponto sequencial
Combustível: Gasolina
Refrigeração: água com reservatório de de expansão
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Raio de Direção: 4,9
Transmissão: Câmbio mecânico de cinco velocidades
Tração: Drive Action 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 e reduzida, através
de caixa de transferência. Acionamento via seletor instalado no
painel, roda livre pneumática e automática
Suspensão
Dianteira e traseira: sistema independente Trilink, eixo
rígido e molas helicoidais
Freios
Dianteira: discos
Traseiros: tambor com válvula sensível à carga
Rodas: 16”
PNEUS: 235/85 R16”
Dimensões (MM)
Altura: 1.600
Largura: 1.600
Entre eixos: 2.250 mm
Comprimento: 3.675 mm
Ângulo de entrada: 37º
Ângulo de saída: 51º
Vão-livre: 200
Ângulo central (break over): 31º
Peso bruto total: 1.060 kg
Altura mínima do solo: 200
Tanque de combustível: 40 litros
Há oficina especializadas no mercado que fornece um kit de supercharger que aumenta a potência do jimny de 80 cv para 127 cv e o torque de 11 kgf para 17 kgf
conheço bem a valentia desse guerreiro.
Trabalhei na Suzuki carros por 3 anos, pense em um carro macho.
Pois é, esse carro é o Suzuki.
Décio Luiz Brito Souza, Vitor Rolf Laubé, Angelino Saullo
Filipe Thomaz Capra
Tem 85cv que nem o Ka mas é 1.3, eu sempre achei legal esse jipe… Só não sei a base de preços
Suzuki boa marca
Alípio Correia óia.
Se nao fosse o preço, já teria um
Victtoria Melo
me da de niver
Caro demais
Igor Delgado
Massa
Parece o Hulk do Bruno Budin Daniel.
Sérgio Silva
Tive um Jimny 2001 e agora estou com um 2014, já com ABS e airbags. Estou muito satisfeito. Tenho veículos off-road há mais de 35 anos, e para os meus objetivos, resolve bem.
Nacional???
Bruno Uliana
Só precisa de um motor diesel possante igual ao do Troller.
Ficou muito legal! Mas faltou o mais importante…instalar um compressor para fazer o 1.3 gerar mais torque. Aí sim!
Quando ficar mais robusto com a cara do Troller eu compro
Está parecendo o Troller
Show
Paulo Rhuanna Amorim
Carro muito pequeno para grandes viagens.
Alciberto Paiva
Junior Gama
Rapaz não é fraco não Felipe Resky Anderson Correia
Olhai Joaquim, vc que esta em duvida em que carro comprar
Nó este ta pronto. Mas só por curiosidade a um para mato dese que protege a grade e farol para o Jimny
Bernadette Lignani
Felipe Sanches
motorzinho de enceradeira
Para as dimensões e peso do carro, é um motor bastante apropriado.
Rafael Schumann
É um bom carro, mas o motor poderia ser mais forte.
Muito boa a matéria, sugiro apenas corrigir o final, onde indica ficha técnica suzuki samurai, por suzuki jimny… e rodas 235/85/16, onde na verdade é 205/70/15 para o 4all e 4sun, e 215/75/15 para o 4sport
Valeu pela correção Cassio! Abraço
Barato…. barato… brasileiro merece.
Muito satisfeito com o meu
É show !!!!
Leonardo Prado
Mauro Artur
#sonho
Renata Alves
Alexandre Doimo
Edy Paulo Gonçalves Ferraro vc vai gostar dessa matéria
Muito bonita essa cor bicho
Leonardo Ticiano