“Importante destacar que não estamos indo para o Sertões em busca de resultados. Nosso principal foco é trabalhar no desenvolvimento de uma nova versão do Jimny e essa prova é o laboratório perfeito para realizarmos vários testes visando aprimorar essa versão para o uso esportivo off-road, como ralis de velocidade, regularidade e aventuras radicais”, destaca Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.
Desde o ano passado, quando o Jimny estreou na prova, o carro passou por grande evolução técnica. “Foi desenvolvida nova geometria de suspensão com incremento de 78% no curso de compressão na dianteira e 61% na traseira. O importante é que essa evolução representa um ganho muito significativo no curso de compressão da suspensão mantendo o mesmo centro de gravidade”, explica Renato Pereira, gerente de engenharia da Suzuki, que acompanha diariamente o desenvolvimento da versão do Jimny para uso esportivo off road.
Para a competição, o Jimny ganhou também barra estabilizadora regulável na traseira, freio a disco nas quatro rodas com balança reguladora de pressão dianteira / traseira. “O desenvolvimento incluiu amortecedores reguláveis de competição, sendo duas opções JRZ ou Ohlins com garrafas de nitrogênio remotas, molas principais e auxiliares ‘tender’ da marca Eibach. Além disso, foram desenvolvidos componentes e reforços especiais para suportar cargas e acelerações extremas com extenso trabalho de engenharia e modelagem, e simulações de distribuição de tensões e cargas nos componentes de chassi e suspensão”, destaca Renato Pereira.
Para garantir a segurança, foram desenvolvidos diversos componentes em conformidade com as normas FIA. “Os pneus Pirelli Scorpion MTR receberam reforços estruturais e composto especial para a competição. Estamos levando três combinações diferentes para serem testadas em diversas condições de piso e traçado”, comenta Pereira.
O time
A equipe conta com 11 pessoas, a maioria com grande experiência em competições off-road. As duplas que estarão conduzindo os 4×4 da Suzuki são: os mineiros de Juiz de Fora, Marcelo Mendes, que ano passado já correu com o Jimny, ao lado do navegador Breno Rezende; e o piloto que veio das pistas, com passagens pela F-1 e F-Indy Lights, o baiano Luiz Razia, que faz sua estreia no Rally dos Sertões ao lado do experiente navegador Luis Felipe Eckel, natural de São Bento do Sul (SC).
TENHO UM JIMNY 2015 SPORT E CORRO INDOR E GOSTARIA DE TER UM CARRO OFF ROAD E PRECISAVA DE AJUDA PARA PREPARAR O CARRO PARA O RALYE PIOR SERA DO CEARA AO PIAUÍ. ALGUEM PODE ME ORIENTAR?
Caro Alessandro, preparar um carro para rally envolve “N” questões e possibilidades, desde preparação leve até a mais completa modificação. Verifique as regras da competição em questão, veja a categoria que pretende participar e você tem o ponto de partida. Com isso em mente você pode ver o que é mais apropriado à sua condição e necessidade. Quando tiver seu mais definido seus objetivos, podemos avançar na conversa. Abraço!
Acho justo a produção do Jimny R ser liberada para a galera… ano passado eles correram Sertões e o carro voltou praticamente imaculado
se não diminuir o preço não vai vender