Dois Brusquenses no berço do off-road

RAW 2015 ‘’Roco4x4 Adventure Week’ – Florida USA – 23 à 26 Julho 2015

Os Brusquenses Ivo Bittencourt Junior ‘’Juninho’’ e seu pai Ivo Bittencourt
Os Brusquenses Ivo Bittencourt Junior ‘’Juninho’’ e seu pai Ivo Bittencourt

Dois Brusquenses no berço do off-road
Por Ivo Bittencourt Junior

Os Brusquenses Ivo Bittencourt Junior ‘’Juninho’’ e seu pai Ivo Bittencourt, proprietários da loja WB4X4 de Brusque, SC, foram convidados para participar do RAW 2015, ou ‘’Roco4x4 Adventure Week’’. Trata-se de um evento que cruza grande parte do estado da Flórida por trechos off-road, partindo de Miami, na sede da empresa Roco 4×4, a organizadora, e com roteiro e ponto de chegada surpresa. Só ficamos sabendo no momento da largada qual seria os trechos e os desafios que iríamos enfrentar’’ conta Ivo.

Concentração na Roco 4x4
Concentração na Roco 4×4

O evento envolve um comboio formados por veículos 4×4 com alto nível de preparação, mas ao mesmo tempo o carro tem que ser legalizado para deslocamentos na rua e a equipe tem que ser auto-suficientes para qualquer imprevisto (material de camping, comida, ferramentas, peças reposição, etc), ou seja, tem que ter um equilíbrio entre carro, pessoas e equipamentos.

Comboio em direção à trilha
Comboio em direção à trilha

1 Dia – 23 de Julho
Bem cedo fomos para a concentração e de lá largou o comboio com destino a Pompano Beach,FL. Nesta cidade visitamos a fabrica da Mile Marker (Guinchos Elétricos). Em seguida fomos para Delray Beach,FL onde visitamos a sede da Diablo Sport (Repromagradores).
Seguimos com destino final para a cidade de Titusville FL, onde finalizamos o dia com um jantar próximo do hotel e neste ponto uniu ao comboio mais dois veículos, uma Nissan Frontier monstruosa e um Hummer H3.

Cartaz do RAW 2015
Cartaz do RAW 2015

2 Dia – 24 de Julho
Onde começou o offroad de verdade. Largamos do hotel em Titusville, FL a 8:00 da manha e nosso primeiro trecho foi uma trilha com misto de areia, barro e algumas erosões.
Os primeiros danos nos carros ocorreram logo no primeiro trecho técnico. Vários carros sofreram danos estéticos nos pára-lamas, portas e laterais.

Dobrando um pouquinho a suspensão
Dobrando um pouquinho a suspensão

Seguíamos a trilha ate que uma das viaturas, a Toyota Land Cruiser teve o diferencial traseiro quebrado, o que nos fez perdemos cerca de 4 horas, ao terminar a trilha seguimos um longo deslocamento do comboio ate chegarmos a cidade de Silver Springs, FL já no entardecer.
Esse pernoite foi acampado num parque chamado Juniper Springs, uma área de camping muito bonita e bem estruturada, e habitada por ursos.

Alguns danos no segundo dia
Alguns danos no segundo dia
E reparos no meio do mato
E reparos no meio do mato

3 Dia – 25 de Julho

Acordamos as 6 da manha para levantar acampamento e começamos a alinhar as viaturas na entrada do camping, Largamos o comboio as 8 da manha e seguimos deslocamento ate chegar a primeira trilha, novamente com muitas areia, alguns fogos e mata bem fechada, estávamos dentro da Floresta Nacional da Florida, em Okala FL com uma área de 1.740 km2 repleta de muitas trilhas, é literalmente um labirinto.

Jeep totalmente preparado para off-road pesado
Jeep totalmente preparado para off-road pesado

Voltamos ao asfalto e nos deslocamos poucas milhas ate chegar num vilarejo fantasma chamada Kerr City, FL na região de Marion County, FL, uma cidade fundada em 1884, cena de filme, tudo abandonado, casas, farmácia serviço postal, posto de gasolina (o primeiro posto Texado da Florida de 1925), e um píer a beira de um lago, com uma vista de tirar o fôlego.

Um probleminha com o pneu...
Um probleminha com o pneu…

Seguimos para mais uma trilha dentro do parque ecológico de Okala, FL, e começamos a margear uma área militar da US NAVY (Marinha Americana).

Seguimos novamente em deslocamento ate chegar a cidade de Wildwood, neste local chegamos ate um local chamada de ‘’The Park At Willwood’’, um parque offroad muito bem estruturado, os jiperios locais fizeram uma recepção para o RAW 2015, haviam cerca de 80 Jeeps aguardando nossa chegada, quase que na totalidade Jeeps Wranglers YJ, TJ e JK.

!RAW 2015 - Day 3 (17)

Entramos na trilha dentro do parque as 8:30 da noite, um trecho técnico envolvendo rock crawling (pedras), tanques de lama, subidas e decidas íngreme. pudemos ver o potencial do offroad americano, o que estamos acostumados a ver pela internet, os carros levantando do chão em cima de pedras e erosões, rotação alta nos motores V8, bloqueios ligados e pneus grandes, os 4×4 literalmente saltavam sobre os obstáculos noite a dentro.

Enquanto a maioria usava os abortos, o RAW e os carros mais preparados seguiam pelos desafios, ate que a Iguana (X-Terra) do Ricardo Roco4x4 literalmente mergulhou a frente inteira dentro de uma lagoa o ocorreu um calço hidráulico no motor e tivemos que tirar a X-terra ‘’Iguana’’ de dentro da trilha puxando com o ‘’nosso’’ Wrangler JKU. Chegamos no hotel já na madrugada e fomos descansar algumas horas

RAW 2015 - DAY 4 (10)

4 Dia – 26 de Julho

Após dormir pouco menos de 3 horas, levantamos as 6 da manhã para tomar café, fizemos check-out no hotel e seguimos para reabastecimento, e iniciamos um deslocamento para mais um parque offroad, desta vez era o ‘’Hard Rock Offroad Park’’ em Ocala, FL, mais um local repleto de trilhas. Seguimos no parque no Wrangler TJ do amigo Sergio de Fort Laudardale, FL, o TJ parecia uma aranha, não parava em lugar nenhum.

RAW 2015 - DAY 4 (15)

Após muito ‘’trilhar’’ dentro o parque, iniciamos um longo deslocamento de 6 horas ate Miami, ponto de chegada do RAW, chegamos próximo da 01:00 da manhã e contabilizamos mais de 1.000 milhas rodadas (1.600 Km)
É incrível notar como os ‘’princípios jipeiros’’ não são perdidos mesmo num evento internacional como este, onde envolveu culturas de 9 países, o espírito de companheirismo, descontração, brincadeiras foi predominante.

Facão com inclinação
Facão com inclinação
Um pouco do clima local do interior da Florida...
Um pouco do clima local do interior da Florida…

Alguns números da viajem:
• Quilometragem percorrida: 1.600 aproximadamente (Trilhas e Deslocamentos)
• Nacionalidade dos Participantes: 9, sendo Austrália, Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Honduras, Peru, Porto Rico e Venezuela)
• Numero de Veículos: 17
• Quebras Mecânicas : 4 (apenas 1 não foi possível solucionar e teve que abandonar)

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