Uma picape F75 V8 diesel e 6×6?

Essa Willys Pickup V8 diesel e tração 6×6 pertence a Eduardo Koehler, residente em Blumenau.
Eduardo começou a participar de trilhas como zequinha em jipes de amigos, depois comprou o seu primeiro 4×4 que mantém até hoje, uma Mitsubishi Pajero 3.0 V6 3 portas, toda preparada e que atualmente é usada no dia-a-dia e em viagens mais longas.

Como sempre foi fã de veículos off-road e militares, num belo dia de 2010, procurando na internet se deparou com o anúncio dessa picape Willys 1967, equipada com motor Ford V8 diesel importado dos Estados Unidos – o mesmo propulsor usado naqueles famosos caminhões escolares norteamericanos – e montada com uma incomum tração 6×6. O resultado foi que o rapaz acabou se apaixonando. Por conta disso ele foi até o sul do estado, na cidade de Sombrio e depois de alguns meses negociando com o antigo proprietário, acabou fechando negócio. “A curiosidade é que quando a comprei, não contei para ninguém”, comentou. Ele foi com a Pajero buscar a picape e, chegando lá, pendurou a picape atrás com um cambão e foi embora.
Na viagem de volta Eduardo enfrentou um congestionamento enorme e acabou por virar a atração da estrada. “As pessoas vinham perguntar sobre os veículos, principalmente o ‘Mamute’”, falou, referindo-se ao apelido da 6×6. Ao chegar em Blumenau, seus conhecidos ficaram espantados. “Me chamaram de maluco e perguntaram se eu queria ir para a guerra”, lembrou.

Quando adquiriu essa Willys, a mesma já havia tido sua transmissão convertida de 4×4 para tração 6×6.
O veículo estava em estado razoável, mas recebeu uma restauração na lataria e sistema elétrico, além de uma revisão em toda a mecânica.
A decisão de fazer uma restauração maior aconteceu logo após a realização de uma trilha mal sucedida, na qual a picape foi muito exigida e acabou quebrando. “Fiquei atolado até a metade da porta, e até o cabo do guincho arrebentou. Tivemos que chamar uma retro escavadeira para desenterrar o mamute do atoleiro”, lembrou sobre o infeliz acontecimento. Como a picape ficou com a lataria amassada e teve algumas peças do diferencial e suspensão danificadas, foi feita uma reforma completa.
Segundo o ex-dono, o mecânico Vilson Votri, responsável pela construção da picape, o mais difícil foi acomodar o gigantesco motor V8 diesel dentro do sistema de tração 6×6 não foi baseado em nenhum modelo específico, mas é similar aos sistemas em uso nos utilitários vistos por aí: são três eixos; sendo o dianteiro e os dois traseiros, todos com seus diferenciais. Da caixa de transferência do Mercedes Benz 2213 6×6, saem três eixos cardãs, um para o eixo dianteiro e um para cada um dos eixos de trás, dessa forma a picape roda sempre em 6×4 normal e reduzida e 6×6, somente quando é acionada via alavanca e roda-livre manual. E a tração 6×6 só funciona em reduzida.

Eduardo usa sua picape para passeios mais leves, para ir à praia e algumas exposições, principalmente na Fenajeep evento que prestigia sempre.
O Mamute já foi muito útil em situações difíceis, como as enchentes que costumam castigar Blumenau, ajudando a remover móveis, geladeiras, freezer e outros equipamentos de escolas que seriam atingidas pelas águas. “Como a capacidade de passagem em água é muito grande, também já ajudamos a resgatar pessoas de áreas alagadas”, contou Eduardo.
Uma finalidade à altura de sua capacidade, não é mesmo?

FICHA TÉCNICA F75 V8D 6×6

MOTOR: Ford V8, 6.9 litros, dianteiro
POTÊNCIA: 270 cavalos
COMBUSTÍVEL: diesel
TRANSMISSÃO: clark, manual de 4 marchas à frente + ré
TRAÇÃO: 6×4 normal e reduzida e 6×6 reduzida através de caixa de transferência Mercedes Benz
DIREÇÃO: Full Hydro Orbitrol
SUSPENSÃO: feixe de molas do tipo semi-elípticas
FREIOS: a tambor, hidráulicos
DIMENSÕES (mm)
COMPRIMENTO: 3.299
ALTURA: 1.741
LARGURA: 1.749
ENTRE-EIXOS: 2.032
ANGULO DE ENTRADA: 46
ANGULO DE SAÍDA: 35
VÃO-LIVRE: 450
PASSAGEM EM ÁGUA: 1.400
PESO: 4.000 kg
CAPACIDADE DE CARGA: 2.500 kg
SISTEMA ELÉTRICO: 12 volts
PNEUS: 40” (retroescavadeiras)
RODAS: 18”
CONSUMO
Cidade: 6,5 km/l
Estrada: 7,5 km/l
Média: 7 km/l
VELOCIDADE MÁXIMA: 120 km/h
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 70 litros

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