Atak 4×4 – uma surpresa vinda do Rio Grande do Sul
Engenheiro mecânico gaúcho projeta e cria um 4×4 moderno, audacioso e que promete capacidade fora-de-estrada incomum
Por James Garcia Fotos Divulgação/Arquivo Pessoal
O “jipaço” ou super buggy que voce está olhando com curiosidade aí nas fotos, se chama Atak 4×4 e foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico gaúcho Alexandre Vedovato, proprietário pela marca V-Trek, marca que produz e comercializa acessórios para veículos off-road.
Feito para atender a demanda de um grupo de amigos jipeiros da turma Lamalucos, da região Sul do Brasil, este projeto teve início em 2013 e foi concluído em 2017.
Após algumas reuniões para definir as características do veículo, tais como, tamanho, potência, pneus e tipo de utilização, alguns parceiros se cotizaram e foi iniciado o desenvolvimento veículo.
Inicialmente foi realizado um estudo de todos os componentes que seriam usados para atender as características do modelo. Definido isto, todo o projeto, desde o chassi tubular até a carenagem final, foi desenvolvido em software de engenharia com análise de elementos finitos de resistência.
A construção mecânica propriamente dita começou oito meses depois, em um atelier de desenvolvimento criado exclusivamente para fabricação do Atak.
Quando o veículo ficou com sua estrutura tubular pronta, recebeu o powertrain, criando assim as condições mínimas de segurança para a realização dos testes de campo.
Após essa etapa, o Atak 4×4 foi desmontado para análise dos seus componentes e realização de ajustes técnicos necessários.
No final de 2017 o projeto estava todo definido e as carenagens prontas, possibilitando a conclusão da montagem final.
Desde então, o Atak 4×4 já participou de vários eventos e trilhas de Novo Hamburgo e cercanias.
Vedovato ressalta que este 4×4 foi desenvolvido para uso off-road pesado e provas de rally extremo. Todos os componentes foram pensados para trabalharem nestas condições e aplicações. Hoje o carro é homologado para uso em vias normais como protótipo 4×4.
Para saber um pouco mais sobre o V-Trek, fizemos uma entrevista com Alexandre Vedovato, confira:
4×4 – Qual o objetivo ao criar esse veículo?
AV: O Atak 4×4 foi concebido para atender uma demanda de clientes mais exigentes em relação às características de um veículo para uso off-road pesado. Normalmente os demais off-road são feitos partindo de um veículo comercialmente feito para um público que utiliza o veículo para o dia a dia e não tem as características ideais para off road. No mercado nacional hoje se você que fazer trilha precisa comprar um troller ou outro 4×4 e precisa equipá-lo.
Ou até mesmo realizar grandes mudanças mecânicas para utilizá-lo nas trilhas. Na maioria das vezes esse veículo fica ilegal para transitar nas vias nacionais. O objetivo do Atak 4×4 é entregar um veículo pronto e legalizado, sem necessidade de alterações. Queremos que o nosso cliente saia da loja fazendo trilhas, podendo optar por modelos e níveis de acessórios de acordo com seu bolso. E tranquilo para transitar nas vias. Para ter um veículo com estas características primamos por:
– Uma suspensão independente e robusta, possibilitando que o 4×4 venha a saltar sem causar danos. É um sistema com grande curso para utilizar em dunas e erosões, sem deixar de oferecer conforto no dia a dia.
– Sistema de transmissão entre diferencial e rodas, através de eixo e homocinéticas desenvolvidos a partir de conceitos de engenharia para evitar quebras.
– Chassi tubular robusto e leve, com distribuição de peso equilibrado entre eixo dianteiro e traseiro, favorecendo os saltos e transposição de alagados
– Melhor vão livre e assoalho plano, para melhor transpor lama e alagados.
– Maior angulo de ataque e saída para facilitar entradas e saída de dunas e barrancos
– Mecânica simples, econômica e de fácil manutenção.
– Espaço interno, conforto e segurança para piloto e zequinha.
– Dimensão externa que não seja um obstáculo para passeio com outros jipes em trilhas apertadas.
– Distância entre eixos (2,40 m) e distância entre rodas (2,00 mts) e baixa altura, contribuem para um centro de gravidade baixo e segurança nas curvas. Nas curvas e nas dunas é um veículo que te transmite segurança e equilíbrio.
– Sistema de refrigeração está localizado na parte traseira do veículo, dificultando entupimentos e acúmulos de materiais entre as aletas quando usado em lamas e alagados.
– Veículo totalmente fechado para conforto do motorista e Zequinha.
– Design moderno e arrojado, obedecendo a legislação de trânsito.
– Pneu agressivo, mas homologado para uso em estradas
4×4
– Ele será comercializado?
AV:A intensão é
comercializar sob encomenda
4×4 – Foi feita apenas uma unidade?
AV: Esta é a unidade
número 1.
4×4
– De que marcas/carros são os principais elementos (motor, transmissão, caixa
de tranferência, eixos, suspensão)?
AV: Motor VW AP turbo 280 cavalos
Injeção Full Teck 350
Transmissão de caixa e sobre caixa Toyota de 5 marchas
Eixos desenvolvidos pela V-trek e diferencial Dstrac
Suspensão tipo
duplo “A” desenvolvida pela V-Trek, com amortecedores Profender e batentes
hidráulicos off limits.
4×4 – Qual o valor extimado?
AV: Veículo parte de R$ 170.000,00. A variação estará no tipo e marcas dos componentes do veículo.
A fabricação será
por demanda e quase exclusiva para o cliente, que poderá optar por alguns
diferenciais sem alterar a originalidade do veículo.
4×4- Quais são os planos efetivos para o
veículo?
Comercialização
sob demanda, para pessoas exigentes que entendam de off-road e queiram um
veículo diferenciado e eficiente naquilo que ele se propõe.
Características Técnicas V-Trek Atak 4×4
Dois lugares
Duas portas
Cinto 4 pontas
Ar condicionado
Rádio AM FM
Câmera de ré
Motor central de quatro cilindros em linha, VW AP, 280 cavalos, turbo 0,8 kg
Injeção eletrônica full tech FT 350
Snorkel personalizado
Freio a disco nas 4 rodas
Radiador traseiro com duplo ventiladores
Transmissão Toyota Hilux de 5 marchas com reduzida
4×4 reduzido
Pneu 15”x 35” Maxxis Competition
Suspensão independente duplo A nas 4 rodas de curso (406 mm) V-Trek
4 amortecedores coil over Profender 2”x 16”de curso com reservatório auxiliar e pressurização a nitrogênio
Dupla mola no amortecedor, leve para pequenos movimentos e pesada para saltos
4 fim de curso (batentes) hidráulicos OffShox
Diferencial DS trak DS 76
Estrutura tubular V-Trek
Bolha em fibra de vidro V-Trek
Ângulo de ataque frontal 90 graus
Ângulo de saída traseiro 75 graus
Vão livre 400 mm
Largura 2 mts
Comprimento 3,20 mts
Altura 1,80 mts
Distância entre eixos 2,40 mts
Peso total 1.350 kg
Distribuição de peso 55% traseiro 45% dianteiro
Assoalho totalmente reto, mecânica toda na parte superior do assoalho
Guincho elétrico embutido 9.000 lbs
Sinalização e iluminação toda em led
Veículo com baixo centro de gravidade
Mais informações V-Trek www.v-trek.com.br (51) 3066-1616/99918-1616/99972-8488
Fernando Cerveira
Excelente iniciativa e um público alvo bem definido.
Parabéns!!!
Parabens pela coragem e projeto. Carro parece bom, mas é claramente voltado para rally, centro gravitacional baixo, suspensão independente nas 4 rodas, espaço para 2 pessoas e mais nada, tudo igual os carros do Dakar… com essa altura da porta no chão em nossas trilhas iria ficar dentro do barro e da agua, podendo até o motorista ficar submerso. Valor para rally é compativel, porem para trilhas pesadas, da pra montar um veículo muito melhor com esse valor.
Bom dia! Agradecemos a oportunidade e o interesse no projeto. Ficamos a disposição de todos para quaisquer dúvidas sobre o veículo.
Lembramos que o projeto aceita qualquer tipo de Powertrain, indo de acordo com o propósito x custo do projeto do cliente.
Neste projeto visamos pela leveza e agilidade.
Atenciosamente, V-trek.
Quero parabenizá-los pela realização deste projeto. Caro para desenvolver, difícil e empolgante! Uma realização. Desejo um sucesso estupendo para vocês!
Giovanni Millani
Caro demais, não leva nada dentro, serve apenas para rallyes e provas tipo Paris Dakar.
Um ótimo produto, por que não um motor diesel??
Também pensei isso. Peso?
Essas questões estão na matéria, os convido a fazer uma leitura agradável.
4×4 Digital fiz, aliás já tinha feito, não diz nada a respeito
Patolino Infinito MB Tem peso lá sim. E o responsável fala que o projeto parte de preço x e que pode mudar de acordo com os componentes qua cada proprietário escolher.
4×4 Digital ninguém falou sobre peso do Atak, meus amigos. Só de por que não usou motor a diesel.
Patolino Infinito MB eu que me enganei então. Provavelmente usaram o motor AP pelo fator preço e pela relação peso x potência. É um 4×4 bem leve e isso faz muita diferença. Mas nada que impeça o uso de um diesel moderno. Desculpe a confusão, interpretei mal a sua resposta. Abraço!
Acho que não legaliza daí
Olá Daniel, está descrito no texto. Confere a matéria inteira, abraço!