Diferença define a picape Fiat Toro

Diferença define a picape Fiat Toro
 

O modelo é versátil e terá muitas aplicações
O modelo é versátil e terá muitas aplicações. Essa é a versão topo de linha, a Volcano

 
Por James Garcia – Fotos Divulgação
 
A Fiat fez um belo de trabalho de pesquisa ao desenvolver a Toro, provavelmente o grande lançamento automotivo nacional desse semestre. Com o jargão “infinitas possibilidades”, a marca coloca no mercado um produto inédito, (muito) diferente e com um amplo leque de utilizações. Ou seja, a Toro poderá ser vista na cidade realizando os mais diversos trabalho, bem como em estradas de terra, viagens e, certamente, por trilhas desse nosso Brasil.
 
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Num primeiro instante pode-se imaginar que ela vai brigar principalmente com a Oroch, mas ela deve incomodar veículos de outros segmentos, marcas e até mesmo pode deixar dúvida na “própria casa”. A picape tem estofo, personalidade e recursos para incomodar até o Renegade, com quem divide o motor turbo diesel, a transmissão automática de 9 marchas e o sistema de tração 4×4 inteligente.
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Na apresentação do veículo realizado em 15 e 16 de fevereiro, em Campinas, SP, o Toro foi apresentado como “um veículo plural, que une qualidades de SUV, de picape e de automóvel”. E eles acertaram.
Traz versões com motores flexível ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4.
Interior e painel da versão topo de linha Volcano
Interior e painel da versão topo de linha Volcano

Seletor de tração, o mesmo do Jeep Renegade 4x4
Seletor de tração, o mesmo do Jeep Renegade 4×4

A “diferença” da Toro começa pelo belo visual e pelo tamanho; ela é maior que as picapes compactas e menor que as médias, com 4.915 mm de comprimento. O entre-eixos é surpreendente: 2.099 mm.
A Fiat até inventou um termo para tentar definir melhor seu lançamento: SUP Sport Utility Pick-up (SUP). A ideia é ter o porte, a altura e a ergonomia de um SUV; a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel; e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, capacidade para acomodar até cinco pessoas com requinte e segurança e levando até uma tonelada.
Note o grande entre-eixos da Toro
Note o grande entre-eixos da Toro

A Toro é uma picape monobloco com alta resistência e baixa torção de carroceria. Foi aplicada tecnologia de ponta, tanto em conforto e desempenho, como em conectividade e segurança.
 
Como se trata de uma plataforma modular e flexível, ela foi ampliada para gerar uma carroceria maior, com caçamba, formando uma reforçada estrutura monobloco. Ela utiliza mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas.
Carroceria em monobloco tem grande rigidez torcional. Suspensão é independente, do tipo multlink
Carroceria em monobloco tem grande rigidez torcional. Suspensão é independente, do tipo multlink

O Fiat Toro traz uma carroceria forte, segura, durável e inteligente, apoiada sobre suspensão independente nas quatro rodas, feita para encarar qualquer obstáculo, sempre mantendo o conforto e o silêncio a bordo.
A tampa da caçamba bipartida, patenteada pela FCA, é outra novidade. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. A caçamba (820 litros) pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com seu extensor, aumentando o comprimento da caçamba e permitindo maior praticidade.
Detalhe da caçamba e seu extensor
Detalhe da caçamba e seu extensor

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Na frente, o design começa com os “olhos do touro” ― Split Lightning ― o grupo ótico dividido em dois conjuntos.
O grupo ótico superior tem um formato ousado e muito atraente. Ele traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade, que garantem segurança mesmo durante o dia. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade. Ele oferece ótima visibilidade em distância e em curvas e fica integrado à grade principal, que traz barras tridimensionais.
Conjunto ótico dianteiro. Design atraente e moderno
Conjunto ótico dianteiro. Design atraente e moderno

 
 
No interior, os detalhes internos ― como elementos em cromo acetinado, composições de cores e revestimento em couro nos volantes ­ ― tem como objetivo trazer a combinação entre força e o conforto.
O painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno, que combina com as linhas ousadas da carroceria, assim como o quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite grande integração com o motorista; o volante multifuncional com borboletas para as trocas de marcha; e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”. Tudo com muita interatividade e personalização.
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Uma de minhas maiores curiosidades em ralação ao modelo, era sentir a capacidade de seu inovador sistema de suspensão, mas no teste realizado apenas em afalto (pequenos trechos de cidade e rodovia), isso não foi possível, embora já tenha sido suficiente para saber que se trata de uma picape firme, mas confortável, grande mas na mão e que a suspensão lê muito bem as imperfeições, mas não as transmite para quem dirige.
Boa parte desta sensação vem da suspensão totalmente independente na dianteira e traseira. A dianteira traz o sistema McPherson e a traseira é uma multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.
Além disso, esta suspensão independente e resistente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.
Suspensão é firme, segura e confortável. Falta testar na terra!
Suspensão é firme, segura e confortável. Falta testar na terra!

 
O conjunto motor/câmbio  (1.8 Flex 16V com câmbio automático de 6 marchas e 2.0 Turbodiesel 16V com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 marchas) também ganhou um sistema reforçado de fixação, com coxins hidráulicos, para isolar o interior do Toro de ruídos e vibrações. A direção possui assistência elétrica
O Fiat Toro traz o melhor da segurança ativa, com excelente estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração. Ele também chega com ótimos sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes. O modelo pode contar com até sete air bags: vem de série a proteção para motorista e acompanhante, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags).
 
Toda a tecnologia do modelo já pode ser percebida quando se pega a chave canivete com telecomando do Fiat Toro. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry ‘N’ Go, sem a necessidade da chave. Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.
 
A segurança ao rodar também tem inúmeros recursos, como o ESC (controle de estabilidade), o ASR, que monitora a tração, e o TTC, gerenciando a transferência de torque para as rodas.
Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.
O motor Turbo Diesel 2.0 16V
O motor Turbo Diesel 2.0 16V

 
O Fiat Toro chega na rede de concessionárias da marca com 3 anos de garantia de fábrica completa e ainda traz um novo conceito de serviço: o cliente poderá optar pela extensão desta garantia para mais um ou dois anos, desta forma, o veículo poderá ter cobertura até o seu quinto ano de uso.
A marca  inaugura o plano de revisão sob medida, onde o cliente também poderá comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização de seu Fiat Toro. São pacotes de duas a dez revisões  para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões Diesel.
Em customização, a Fiat trouxe mais de 50 opções de acessórios desenvolvidos para o Toro juntamente com a engenharia. Esses itens foram  divididos em cinco categorias: Personalização, Segurança, Áudio&Video, Lazer e Conforto.
Protetor do tanque
Protetor do tanque

 
Kit de compressor
Kit de compressor

 
Outra novidade é o Custom Shop, o Toro é o primeiro modelo da Fiat a usar esse conceito, em que a personalização do veículo é feita ainda na fábrica ― o veículo recebe os acessórios em uma linha de customização e depois retorna aos procedimentos finais de checagem e inspeção antes da entrega do veículo. Com isto, ele ainda estende a garantia de seus acessórios para 3 anos, a mesma garantia, segurança e praticidade de um produto saído direto da linha de montagem, e com a vantagem do cliente ter escolhido seu kit de acessórios no site comercial da Fiat.
 
 
Versão Freedom
Versão Freedom

Versões
A Toro será oferecida em quatro versões, além de uma série especial de lançamento, chamada de Opening Edition. Confira os preços de cada uma e alguns itens de série divulgados pela marca.
Freedom 1.8 flex automática de 6 marchas – R$ 76.500
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de 16 polegadas, suspensão com rodas independentes, freio a disco na dianteira e tambor na traseira, piloto automático com controlador de velocidade, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas em TFT, rádio com comnados no volante, , fixação do tipo Isofix, sensor de estacionamento traseiro e revestimentos de caçamba.
Freedom Opening Edition 1.8 flex automática de 6 marchas – R$ 84,4 mil
Série especial de lançamento, é baseada na Freedom, porém, equipada com todos os equipamentos opcionais: rodas de liga leve com parafusos antifurto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down, capota marítima, ar-condicionado de 2 zonas, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) e central multimídia Uconnect Touch NAV de 5 polegadas.
Freedom 2.0 diesel manual 4×2 – R$ 93,9 mil
Itens de série: todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, além de skid plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” super spoke e protetor de cárter.
Freedom 2.0 diesel manual 4×4 – R$ 101,9 mil
Itens de série: todos da versão anterior, além de controle automático em descidas íngremes no fora de estrada, retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.
Volcano 2.0 diesel automática 9 marchas 4×4 – R$ 116,5 mil
Itens de série: todos os equipamentos das versões anteriores, incluindo ar-condicionado de 2 zonas e câmera de ré, e acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas, quadro de instrumentos colorido em TFT de 7 polegadas, central multimídia UConnect com tela de 5 polegadas, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de diurnos).



9 comentários em “Diferença define a picape Fiat Toro

  1. ESTOU ENTRANDO NA GRUPO SAGA NA ESTACAO FIAT COMO VENDEDORA DE VEICULOS NOVOS E HA UMA SEMANA ESTUDO SOBRE O PORTFOLIO DA MARCA, VENDO E LENDO INUMEROS ARTIGOS E VIDEOS SOBRE A FIAT TORO. TODAVIA NAO ENCONTREI NENHUM ARTIGO OU TEXTO EXPLICANDO TAO BEM AS VERSOES DESTE VEICULO. AGRADECO O BELO E BEM ELABORADO TEXTO. COM CERTEZA ESCLARECEU- ME MUITAS DUVIDAS E ME PROPORCIONOU INUMEROS ARGUMENTOS DE VENDA. VOU ACOMPANHAR MAIS VOCE NAS MINHAS PESQUISAS.
    MUITO OBRIGADA.

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