Jaguar apresenta F-Pace, o seu primeiro SUV

Jaguar apresenta F-Pace, o seu primeiro SUV
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O Jaguar F-PACE primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de veículos de luxo tem data certa para chegar ao mercado brasileiro. O modelo estará disponível a partir de setembro nas 33 concessionárias da marca localizadas em todas as regiões do País. As pré-vendas começam hoje.
Totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, o F-PACE será oferecido em três diferentes versões e valores: Prestige (R$ 309.300), R-Sport (R$ 360.500) e S (R$ 405.900).
Além delas, a Jaguar também trará ao país 19 unidades da série limitada First Edition pelo preço de R$ 416.400. O modelo chegará ao Brasil para se tornar uma excelente opção dentro do segmento de SUVs médios.
A versão de entrada, Prestige é equipada com o novíssimo motor Ingenium de 2.0 litros a diesel com 180 cv e foca naqueles que buscam ampla autonomia e maior conforto em viagens. Já a versão intermediária, R-Sport traz motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 340 cv de potência, perfeito para um bom desempenho na estrada e na cidade.

Motor Ingenium de 2.0 litros a diesel com 180 cv
Motor Ingenium de 2.0 litros a diesel com 180 cv

 
A versão S, a topo de linha, é completamente focada em desempenho ao disponibilizar motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 380 cv de potência, mesmo motor que também equipa a série limitada First Edition, que terá apenas 19 modelos disponíveis para venda no mercado brasileiro.
Todas elas trazem de série o sistema de transmissão automático ZF de oito velocidades, com opções para trocas por meio de borboletas dispostas atrás do volante. A relação de marchas oferece amplo conforto em velocidade de cruzeiro e um excelente desempenho em retomadas.
 
 
Motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 380 cv de potência
Motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 380 cv de potência

 
 
Além da transmissão, o F-PACE traz, de série uma grande gama de itens como tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro além de painel, portas, bancos e volante revestidos em couro de alta qualidade.
Com influências do F-TYPE – entre elas os dois motores V6 a gasolina – o Jaguar F-PACE o foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporção, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos.
A parte dianteira do modelo conta com três entradas de ar bastante largas com grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. A assinatura dos faróis em LED e os vincos do capô ressaltam o aspecto moderno e agressivo do modelo.
 
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O novo F-PACE transporta até cinco ocupantes adultos em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais premium e acabamentos impecáveis. Dependendo da versão, o modelo oferece tecnologias como o novo sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.
“Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princípios de design, o novo F-PACE é imediatamente reconhecível como um Jaguar. Ele oferece um excelente espaço interior – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfícies, proporções e pureza de linhas, nós projetamos o que eu considero ser o veículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”, reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.
A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de design e engenharia da Jaguar Land Rover criarem um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas, de forma a entregar proporção, dinâmica e praticidade essenciais para um SUV focado em desempenho.
 
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Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do novo F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.
O espaço traseiro para as pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 508 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio o que do F-PACE o único de seu segmento com essa característica. Concebido para ser extremamente leve, além do alumínio, o modelo traz peças projetadas para reduzir ao máximo seu peso total. Exemplo disso é seu eixo traseiro.
O SUV foi projetado com foco total em desempenho. Por isso, os engenheiros da Jaguar Land Rover disponibilizaram, entre outras opções, o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo que equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor desenvolve 380 cv de potência e leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
 
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First Edition
O mercado brasileiro também receberá apenas 19 unidades da edição especial First Edition, criada especialmente para celebrar o lançamento do novo F-PACE. A série limitada e numerada terá produção restrita apenas ao primeiro ano do veículo. Equipado com o motor V6 superchaged de 380 cv de potência, o F-PACE First Edition se diferencia por duas pinturas metálicas únicas – Azul Caesium e Halcyon Gold, claras referências ao inovador conceito C-X17, revelado em 2013 nos salões de Frankfurt (Alemanha) e Guangzhou (China). Os clientes ainda têm as opções de cores Rhodium Silver e Ultimate Black.
A série também conta com rodas de aro 20 Venon de 5 raios com acabamento em preto, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor na cor Light Oyster, com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de intrumentos de 12,3” em HD.
Opções de motores
Para atender aos mais distintos perfis de clientes, a Jaguar colocou à disposição opções de motores a diesel e a gasolina para equipar o novo F-PACE.
Na versão Prestige o modelo é equipado com o novíssimo motor Ingenium Diesel de 2.0 litros e 180 cv de potência. O propulsor é ideal para aqueles que prezam pela ampla autonomia e conforto em velocidade de cruzeiro.
 
 
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O propulsor traz sistema de injeção Common Rail, um turbocompressor de geometria variável e desenvolve 430 Nm de torque entre 1.750 e 2.500 rotações, o que garante uma excepcional força nas retomadas e durante a transposição de terrenos difíceis.
Na versão intermediária R-Sport, o Jaguar F-PACE é equipado com motor 3.0 V6 gasolina de 340 cv de potência. Derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, o propulsor desenvolve 450 Nm de torque a 4.500 rotações e conta com injeção direta de combustível e sistema de sobrealimentação por compressão Twin-Vortex.
O motor faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5.8 segundos e o leva aos 250 km/h de velocidade final, eletronicamente limitada.
Com total foco na condução esportiva e no alto desempenho, as versões S e First Edition trazem motor 3.0 V6 a gasolina calibrado para desenvolver 380 cv. Também derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, o propulsor traz alimentação direta a 150 bar de pressão, sistema de sobrealimentação Twin Vortex e oferece ao veículo um torque de 450 Nm a 4.500 rotações.
 
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Equipado com esse motor, o tempo que o modelo leva para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h cai para impressionantes 5.5 segundos – dignos de um esportivo – e a velocidade final do veículo também é limitada eletronicamente a 250 km/h.
Independentemente do tipo de motor que vai debaixo do capô, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissão ZF 8HP45 automática de oito velocidades, com relação de marchas configurada para proporcionar o máximo de força e retomada em baixas velocidades, combinado com conforto, economia de combustível e baixos níveis de ruídos em velocidade de cruzeiro.
InControl Touch e InControl Touch Pro
O novo Jaguar F-PACE pode ser equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets.
Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
 
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O sistema ainda traz um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.
 
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Arquitetura e estrutura
O F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de sua construção. Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.
O SUV é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o novo F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 508 litros.
 
Um "raio x" do sistema de tração integral do modelo
Um “raio x” do sistema de tração integral do modelo

 
Chassi
Tudo que envolve o desenvolvimento do novo F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedãs e os aplicou no novo F-PACE.
Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumínio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2.874 milímetros, o que beneficia direção e também a dinâmica do veículo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos. Adicionados a suspensão frontal double-wishbone – a mesma do F-TYPE –, a traseira Integral Link e a sofisticada direção elétrica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com incomparável capacidade dinâmica em qualquer tipo de condições e terreno.
Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o novo F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.
Além disso, o ângulo de rolagem dos pneus mantém toda a área de contato graças a suspensão durante todo o percurso, permitindo melhor aderência e segurança na direção.
Integral Link – Suspensão traseira diferenciada
Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível, que proporciona uma experiência única. O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional e permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa, da lateral, que é mais rígida, que permite conforto e precisão sem comprometer a dinâmica do veículo.
As molas e amortecedores são dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensão e contribuindo ainda mais para a dinâmica e refinamento do novo F-PACE.
 
Uma das opções de acabamento dos acentos
Uma das opções de acabamento dos acentos

 
Sistema de Vetorização de torque
As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.
Adaptive Dynamics
Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.
Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.
 
 
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Tração Integral
O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.
Toda a linha F-PACE também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
 
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Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.
O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.
 
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Para mais informações, acesse www.media.jaguar.com

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