Finalmente andamos no Jeep Renegade e as impressões são as melhores possíveis.
Sem dúvida o Renegade é um legítimo Jeep!
Por James Garcia
Fotos Marcos Camargo/Divulgação e James Garcia
Num super evento realizado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre 23 e 25 de Janeiro, foi lançado oficialmente o Renegade, o Jeep brasileiro fabricado pela FCA – Fiat Crysler Automobiles, em Goiana, Pernambuco.
Com valor inicial de R$ 69.900 (haverá uma versão de entrada por 66.900, que não teve a lista de itens de série divulgada e que chega ao mercado em três meses), o modelo Sport 1.8 Flex estará nas lojas no dia 10 de abril e traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, sistema de som com Bluetooth, freio de estacionamento elétrico, faróis auxiliares de neblina, controle de estabilidade e rodas de liga aro 16″ como itens de série.
O motor é o 1.8 16V E.TorQ com 132 cavalos e 18,9 kgfm de torque a 3.500 giros, a tração é 4×2 dianteira com câmbio manual de cinco marchas. Como opcional, a Jeep oferece a transmissão automática de seis velocidades. São essas versões que irão bater de frente com a concorrência – Ford Ecosport, em especial.
Mas o que interessa a nós, fãs dos 4×4, são os Jeep equipados com o motor 2.0 Multijet diesel de 170 cavalos a 3.750 rpm e torque de 35,6 kgfm a 1.750 rpm e que custam a partir de R$ 99.900.
No test drive pudemos testar todas as versões, nas ruas do Rio de Janeiro e Niterói. A partir de Niterói, em estradas de acesso montanhoso na bela região de Maricá, pudemos enfim testar as capacidades off-road do primeiro suv compacto brasileiro. E ele se saiu muito bem!
Além do visual muito particular (não há nada similar no mercado, mesmo que alguns teimem em falar que se parece com o Uno; uma brincadeira que faz alusão à marca italiana Fiat, que é dona da Jeep), é notável o nível e a qualidade do acabamento do Jeep. Todos os materiais oferecem toque agradável e suave, não há nada que lembre plástico duro ou imperfeição. Coisa fina mesmo.
O volante, além de bonito, tem excepcional pegada, é revestido em couro, com detalhes em metal e é completo em equipamentos. É um veículo que “abraça” o condutor; você se sente realmente confortável e seguro dentro dele.
Com o motor acionado e o carro em movimento, os níveis de ruído e vibração são mínimos. Difícil perceber que se trata de um propulsor diesel.
O Jeep é confortável, silencioso e firme, sobretudo na versão Trailhawk que tem uma suspensão 2,5 cm mais alta e é obviamente mais firme e segura que as outras versões 4×4. O motor diesel “enche” rápido e propicia um rodar gostoso e ligeiro.
A suspensão independente absorve muito bem as irregularidades e os “finais de curso” quase não são sentidos. Na terra, ajuda muito saber que toda a parte inferior tem protetores de metal, que protegem as partes mais sensíveis do Power train.
Na subida de um morro bem inclinado, roteiro escolhido a dedo pelo amigo e colaborador Luis Fernando Carqueijo da Trailway Off-Road, é que o Jeep mostrou seu vigor. Inclinada, sinuosa, cheia de erosões e pedras grandes, foi um teste e tanto para um veículo equipado com itens de série (nada de pneus especiais, guinchos etc) e se chovesse a encrenca triplicaria de tamanho. Muito bom!
O Renegade não é o Wrangler, mas para um veículo que está sendo apresentando com SUV compacto urbano, suas aptidões off-road são muito eficientes e funcionais, sobretudo os modos Lock e Low do sistema Terrain Response. O modo Low é uma reduzida que atua em primeira marcha e é tão forte, que vai resolver a maioria das encrencas que o dono de um Renegade irá se enfiar. E ele vai sair numa boa.
Como qualquer 4×4, a condução pede mais bom senso do que pé de chumbo, sensatez ao invés de coragem e inteligência no lugar da sensação de ser indestrutível. Com técnica e visão, é possível fazer quase tudo com ele.
Fiquei particularmente impressionado com a força e torque do motor 2.0, a eficiência da tração e o excepcional trabalho da suspensão.
Quem procura um 4×4 diferente, estiloso, confortável de verdade e que encara um off-road de verdade, o Renegade está aí para mostrar serviço.
Customização é próximo passo
Como todos os outros modelos da família Jeep, o Renegade (que também está presente no mercado norteamericano) irá ganhar uma extensa lista de acessórios, que vai chegar aos poucos por aqui, já que o carro é uma novidade global.
Para ilustrar isso, a Jeep preparou um Renegade com pneus lameiros, guinchos dianteiro e traseiro, estribos, bagageiro, entre outros acessórios, para dar uma idéia de como fica um Renegade mais guerreiro. Que tal esse visual?
Confira o que há em cada versão
Renegade Sport 1.8 Flex: Ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, sistema de áudio premium com seis alto-falantes, Bluetooth, USB e MP3, rodas de liga-leve aro 16″ com pneus 215/85, volante com ajustes de altura, profundidade e comandos dos sistemas de áudio e telefone, faróis de neblina, freio de estacionamento elétrico, maçanetas e retrovisores externos pretos, piloto automático com limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, apoio de braço frontal com porta-objetos, branco traseiro com encosto bipartido 60/40, airbags frontais, freios ABS, EBD, BAS, sistema anti-capotamento (ERM), controle eletrônico de estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampas (HSA), ISOFIX, sistema de alerta de frenagem de emergência (RAB), chave telecomando com alarme, cinto traseiro central de três pontos e terceiro apoio de cabeça traseiro.
Renegade Sport Diesel: todos os itens da Sport + primeira marcha reduzida (4WD Low), tração 4×4 permanente (4WD Lock), sistema Selec-Terrain com quatro ajustes de terreno e Hill Descent Control (HDC).
Opcionais: Kit Áudio (tela multimídia de cinco polegadas sensível ao toque, Bluetooth, USB, comandos por voz, GPS, câmera traseira de ré, volante revestido de couro com comandos do som e telefone, sistema Premium áudio Beats com oito alto-falantes e subwoofer); Kit Safety (airbags laterais dianteiros, airbags de cortina, airbag de joelho do motorista e sensor de monitoramento pressão dos pneus); Kit Comfort (retrovisores externos eletricamente rebatíveis, porta-objetos sob o banco do passageiro dianteiro, encosto do banco do passageiro dianteiro dobrável, tomada de 12 volts no porta-malas, lanterna removível e teto-solar panorâmico com comandos elétricos.
Renegade Longitude 1.8 Flex: todos os itens da Sport + ar-condicionado digital automático de duas zonas, sistema multimídia com tela colorida sensível ao toque de cinco polegadas, GPS Bluetooth, USB, comandos por voz, volante revestido de couto com comandos do som, telefone e aletas para troca de marchas, câmera traseira, barras longitudinais no teto, encosto dobrável banco passageiro dianteiro, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, porta-objetos no banco do passageiro dianteiro, tapetes de borracha e tomada de 12 volts no porta-malas, além de rodas de liga aro 17″ com pneus 215/60.
Renegade Longitude Diesel: Longitude Flex + primeira marcha reduzida (4WD Low), tração 4×4 permanente (4WD Lock), sistema Selec-Terrain com quatro ajustes de terreno e Hill Descent Control (HDC).
Opcionais: Kit com rodas de liga-leve aro 18″ e pneus 225/55; Kit com rodas de liga-leve e bancos de couro; Kit Safety (airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelho do motorista e sensor monitoramento pressão dos pneus (TPMS); Kit High Tech (sistema de detecção de pontos cegos, sistema de auxílio de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, keyless Enter N´Go, sensores crepuscular e chuva, retrovisor interno eletrocrômico, lanterna removível e retrovisores eletricamente rebatíveis; Kit com bancos de couro, faróis de xenônio, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, duas entradas USB, auxiliar e comandos de voz, sistema de áudio Premium Beats com oito alto-falantes e subwoofer, display colorido configurável de sete polegadas, banco motorista com oito ajustes elétricos e quatro ajustes elétricos lombares, teto-solar panorâmico.
Renegade Trailhawk: os itens da Longitude + tela multimídia de 6,5 polegadas sensível ao toque, ganchos reboque em vermelho (dois frontais, um traseiro), barras longitudinais no teto, retrovisores externos em cinza, adesivos no capô, detalhe lateral próximo ao teto em preto, lanterna removível, sensor crepuscular, sensor de chuva, interior exclusivo Trailhawk com detalhes em vermelho rubi, retrovisor interno eletrocrômico, suspensão off-road, primeira marcha reduzida (4WD Low), tração 4×4 permanente (4WD Lock), sistema de seleção de terrenos, controle de descidas (HDC) e rodas de liga aro 17″ com pneus All-Terrain 215/60.
Preços do Renegade
*Renegade 1.8 Flex – R$ 66.900
Renegade Sport 1.8 Flex – R$ 69.900
Renegade Sport 1.8 Flex Automático 6 marchas – R$ 75.900
Renegade Longitude 1.8 Flex Automático 6 marchas – R$ 80.900
Renegade Sport 2.0 Multijet diesel 4×4 Automático de 9 marchas – R$ 99.900
Renegade Longitude 2.0 Multijet diesel 4×4 Automático de 9 marchas – R$ 109.990
Renegade Trailhawk 2.0 Multijet diesel 4×4 Automático de 9 marchas – R$ 116.990
*Disponível nas lojas em 3 meses
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7 comentários em “O Jeep Renegade em ação”
Os comentários estão fechados.
Um amigo dirigiu um lá fora e disse que lembra o Kia Soul, só que 4×4! rsrsrs… Na boa… Com essa altura, ângulos de ataque e fuga, mais se assemelha com esses adventures da vida, que só servem para ir ao Mercado e Shopping! rsrsrs…. Que piada…
Mas qual o preço? Quando lança? Que cor tem? :-))))
Horrivel, parece um fiat uno!
De longe lembra o niva modelo antigo.
Porcaria, altura do meu honda fit
Reprovado
Roberto Custodio Teixeira: Felipe, andei com o Troller novo em um test drive ( off road) da Fabrica e surprendeu comparado com os tres anteriores que tive. Pagar o mesmo preço pela versao top deste Jeep em vez do Troller, nao vale.
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