Toyota lança nova geração da Hilux com motor Flex

Toyota lança nova geração da Hilux com motor Flex
Fotos Malagrine
 

Malagrine
Nova Toyota Hilux com motor Flex

 
Toyota lança no mercado brasileiro a linha Flex da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4, equipados com a nova motorização Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente desenvolvida para o nosso mercado. Serão incorporadas três versões com este propulsor ao portfólio da picape Hilux, nas configurações SR 4×2, SRV 4×2 e 4×4, todas com transmissão automática de seis velocidades. Para o utilitário SW4, foram adotadas outras três opções em versão única – SR de cinco e sete assentos com câmbio automático e uma de cinco lugares com câmbio manual, voltada apenas a vendas diretas, todas com tração 4×2.
A introdução do motor 2.7L Dual VVT-i Flex complementa a linha diesel da nova Hilux, lançada em novembro de 2015, e do novo SW4, apresentado em fevereiro deste ano. Com a adição da tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), os veículos obtiveram performance superior em relação à geração anterior de motor flex.
A linha Flex 2017 da Hilux estará disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil a partir de 04 de agosto, a preços que variam de R$ 111.700,00 a R$ 131.200,00, para a Hilux.
 
VERSÕES E PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
 
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A nova picape Hilux Flex 2017 será ofertada em três versões cabine dupla: SRV com tração 4×4, SRV 4×2 e SR de tração 4×2. Todas são equipadas com transmissão automática de seis velocidades sequencial, o que torna a Hilux a única opção no segmento de picapes Flex disponível com câmbio automático.
A versão de entrada SR 4×2 Flex traz, como principais itens: ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de distância, inclinação e altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, chave tipo canivete, computador de bordo monocromático, controle de velocidade de cruzeiro, direção hidráulica progressiva, farol alto de halogênio com nivelamento manual, faróis de neblina dianteiros, modos de condução ECO e Power, protetor de caçamba, retrovisor externo na cor preta com regulagem elétrica e indicador de direção, rodas de liga leve aro 17”, Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreencom sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX, quatro alto-falantes, volante com comandos integrados, airbags frontais, airbag de joelho (para motorista), freios ABS com EBD, sistema de alarme perimétrico e sistema universal para cadeira de criança ISOFIX.
As versões SRV 4×4 e SRV 4×2 incorporam todos os itens relacionados no modelo SR, mais ar-condicionado automático/digital com saída de ar central para os bancos traseiros, banco do motorista com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, computador de bordo com tela de 4,2” de TFT, estribos laterais na cor preta, retrovisor externo cromado, revestimentos dos bancos de couro e material sintético, seis alto-falantes, Assistente de Reboque (TSC), Assistente de Subida (HAC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC) e sistema de alarme volumétrico.
 
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NOVOS MOTORES E PERFORMANCE
A nova motorização Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, comum nas versões flex de Hilux e SW4, foi especialmente projetada para o mercado brasileiro. O destaque é a adoção da tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível, além da adição do sistema de partida a frio, eliminando a necessidade do subtanque auxiliar, refletindo em melhor desempenho. Outro aprimoramento é o ganho de 7% em eficiência de consumo.
As versões flex da picape média apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com álcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm.
O propulsor, que exibe a combinação perfeita entre desempenho e durabilidade, obteve melhorias que visam a entrega de um conjunto harmonioso, proporcionando mais torque em qualquer faixa de rotação, maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. Para tanto, houve redução no peso de balancins, retentores e molas, além de uma reestruturação nos formatos da câmara de combustão e da entrada de combustível.
 
Interior da Toyota Hilux Flex
Interior da Toyota Hilux Flex

 
TRANSMISSÃO
As versões Flex dispõem de nova transmissão automática sequencial de seis velocidades, com controle eletrônico (Super ECT).
Esta transmissão foi desenvolvida para aproveitar todo o potencial do motor. O alcance de relações é mais amplo e atinge melhor aceleração em primeira marcha, além de reduzir o consumo de combustível na sexta, diminuindo a velocidade do motor. O sistema é capaz de adequar o desempenho do veículo ao estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga, atingindo, simultaneamente, desempenho e durabilidade.
Sobre a tecnologia aplicada à performance, possui os modos de direção ECO, para uma condução mais suave, com consumo de combustível eficiente, e POWER, que garante uma direção mais emocionante e esportiva.
Relação de marchas:

Transmissão

A/T

3.600

2.090

1.488

1.000

0.687

0.580

3.732

Relação final da transmissão

4.555

DESIGN EXTERNO
Hilux
Seguindo a linha da renovação introduzida em suas versões diesel, com um design forte e emocional, a nova Hilux Flex combina a força e a funcionalidade necessárias, com beleza e elegância desejadas, para o uso diário.
A dianteira mostra contraste entre o robusto para-choque e a grade frontal estreita cromada, que passam a sensação de estarem fundidos aos faróis, formando uma só peça. Os para-lamas largos, responsáveis por transmitir o aspecto forte à imagem do carro, agora fazem parte do corpo da carroceria, formando um movimento expressivo nas laterais da grade superior, que descem pela entrada de ar inferior, criando um desenho trapezoidal. As versões bicombustível SR e SRV contam com a maçaneta de abertura das portas na cor da carroceria.
No capô, a peça recebeu vincos bem marcados e está mais afilada, formando uma junção perfeita com a grade frontal e com o conjunto ótico dianteiro.
O design traseiro completa o conjunto elegante e forte da dianteira e lateral. Destaque para o novo grafismo das lanternas verticais. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e é cromado em todas as versões flex.
O formato do teto da nova Hilux possui dois vincos que ajudam a direcionar a passagem de ar para fora da área da caçamba, tornando o veículo mais estável.
 
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ACABAMENTO INTERNO
O design interno totalmente redefinido segue o conceito de força e emoção, integrando a confiabilidade e a funcionalidade necessárias para uma picape. Na versão SRV Flex, um friso metálico horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação – controles de ar-condicionado e do sistema de som e navegação. Este item, aliado a outros detalhes, tais como a iluminação na cor azul do painel de instrumentos, cria uma atmosfera elegante e funcional.
Com excelente mistura entre aderência e funcionalidade singular, o novo volante se destaca por sua espessura, garantindo ao motorista a empunhadura correta, e pelo acesso aos controles de volume e do telefone, presente em todas as versões a partir da SR. Maçanetas das portas cromadas incrementam o visual interno.
 
Revista 4x4 Digital - jan16 - Copia
 
NOVA ESTRUTURA DO CHASSI E SUSPENSÃO
As novas Hilux e SW4 tem como base de suas forças o chassi que compartilham. Após diversos estudos, a engenharia da Toyota enrijeceu em 20% sua estrutura, contribuindo para uma excelente estabilidade, segurança e também para o conforto.
A estrutura usa materiais de alta resistência e teve, em algumas partes específicas, incremento de 3 mm na espessura, reforçados pela solda. A suspensão também foi reforçada, o que, somado às melhorias promovidas na estrutura, elevaram a rigidez dos veículos, bem como a durabilidade nas condições mais adversas.
Além disso, aço de alta resistência com propriedades anticorrosão de excelente qualidade foi usado, reforçando a durabilidade e aprimorando a precisão da direção.
Para proporcionar mais conforto e resistência, as suspensões traseiras foram redesenhadas e reforçadas para neutralizar os impactos do piso. A mudança do ponto de fixação assegura a estabilidade e segurança e absorvem melhor as vibrações da estrada, oferecendo excelente estabilidade e controle em estradas e off-road.
 

SW4 Flex apenas nas versões 4x2
SW4 Flex apenas nas versões 4×2

 
SEGURANÇA
Este é um ponto primordial em todos os projetos realizados pela Toyota, levando sempre em consideração o aprimoramento do nível de conforto e o prazer em dirigir proporcionado aos consumidores brasileiros. O conceito de segurança máxima foi transmitido de forma integral para os modelos Hilux e SW4, em suas linhas Flex.
Hilux
A picape média da Toyota foi aprovada nos testes independentes de segurança do Latin NCAP, tendo atingido a nota máxima (cinco estrelas) para passageiros dos bancos dianteiros e traseiros, estabelecendo parâmetros inéditos de segurança dentro de seu segmento.
Na linha 2017, a versão bicombustível SR 4×2 acompanha freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), cintos de segurança dianteiros e traseiros com três pontos, airbags frontais (para motorista e passageiro) e um de joelho, além de oito alças de segurança, imobilizador por código eletrônico na chave e sistema de alarme perimétrico. A versão também recebe sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro.
As versões SRV 4×2 e SRV 4×4, além de todos os itens da versão SR 4×2, possuem Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Assistente de Reboque (TSC) e Assistente de Subida (HAC), além de sistema de alarme volumétrico.
 
Interior da SW4
Interior da SW4

 
ACESSÓRIOS
A Toyota possui uma linha de acessórios composta por cerca de 150 itens que atendem aos mais diferentes gostos e necessidades. No caso específico das novas Hilux e SW4, são cerca de 70 produtos genuínos desenvolvidos com o padrão de qualidade e segurança da marca. Mais do que isso, foram pensados para se encaixar perfeitamente às sofisticadas linhas de design dos carros e para garantir ainda mais conforto e praticidade.
A nova Hilux Flex 2017 conta com três opções de santantônio, capota marítima, sobre capa de para-choque, soleira, ponteira cromada de escapamento, barras transversais de teto, luz de cortesia no assoalho etc. A nova SW4 Flex 2017 conta também com head up display, aplique cromado na tampa do porta-malas, suporte para tablets, caixa organizadora de porta-malas e muito mais.
A linha de acessórios originais Toyota conta com 12 meses de garantia e cobertura total da rede de concessionárias.
PREÇOS
Os preços da linha Hilux e SW4 Flex 2017 são:

Modelo

Versão

Preço público sugerido

Hilux Flex 2017

SR A/T 4×2 Cabine Dupla

R$ 111.700,00

SRV A/T 4×2 Cabine Dupla

R$ 120.800,00

SRV A/T 4×4 Cabine Dupla

R$ 131.200,00

SW4 Flex 2017

SR A/T de 5 assentos

R$ 159.600,00

SR A/T de 7 assentos

R$ 164.900,00

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