Encontrada em um ferro velho, essa rara picape Land Rover 109” – Série IIA, foi totalmente restaurada e voltou a ser como nos tempos em que prestava serviços para missões religiosas em Porto Velho, RO, na década de 60
Por James Garcia
Fotos Arquivo Pessoal
Infelizmente o final da maioria dos veículos antigos é ser destroçado por machados ou maçaricos em algum ferro velho. Ainda bem que isso não aconteceu com essa rara picape Land Rover 109” – Série IIA – 1968 – equipada com motor seis cilindros a gasolina. Ela veio ao Brasil ainda nos anos 60 para ser usada em uma missão religiosa inglesa em Porto Velho.
Depois de trabalhar muito – e provavelmente pela dificuldade em se conseguir peças para manutenção – a picape seguiu até São Paulo, onde foi encontrada 20 anos depois. Já bastante “detonada”, com a caçamba furada e o motor cansado, trabalhando com carburador de Opala, o carro chamou a atenção de um aficionado por veículos 4×4. Sem conseguir fechar negócio com o dono do ferro velho, ele só comprou a picape dois meses depois, quando a mesma estava exposta em uma agência de carros.
Pelas fotos percebe-se o capricho e o conhecimento que foi aplicado neste Land, que levou um ano de trabalho árduo para ficar inteiro. Trabalhar com alumínio é um dos serviços mais ingratos que existem, pois, ao contrário do aço que é fixado através de soldas e parafusos, um Land Rover que possui carroceria de alumínio é quase todo preso por rebites. Com o tempo o alumínio tende a ficar poroso e com o desgaste chega até a expandir. Imagine a trabalheira! O cuidado foi tanto, que até a parte interna dos rebites – que contém ferro – recebeu fundo antioxidante. Detalhes como estes são determinantes no resultado final de uma restauração.
Em 1988 as importações ainda não estavam liberadas, portanto conseguir rolamentos, retentores e a bomba elétrica de gasolina – o eterno calcanhar de Aquiles – dos antigos jipes ingleses era um martírio. Mesmo assim todas as peças foram encontradas. Por sorte, a parte mais complicada da restauração foi solucionada facilmente. Hacker encontrou um antigo automóvel Rover 1965, em perfeitas condições, equipado com o mesmo motor de sua picape. O serviço finalmente estava completo.
Os Land Rover Série IIA sucederam a Série II em 1961 e foram produzidos até 1970. Com poucas modificações em relação ao seu antecessor, somente notadas por grandes conhecedores da marca, esta série foi mais uma etapa nos processos de modernização do clássico jipe, sem que, no entanto, houvesse nenhuma perda de sua fabulosa capacidade off-road.
A mudança mais evidente foi a adoção do motor 2.286 cm3 a diesel e o lançamento do 109” com motorização de seis cilindros e 2.625 cm3, a partir de 1967 – o veículo desta matéria.
Em 1969, os faróis foram instalados nos pára-lamas, inovação já adotada em alguns exemplares anteriores para viabilizar a exportação para os Estados Unidos.
Ficha técnica – Land Rover Series II A 109″ 1968
Motor: Land Rover, dianteiro, longitudinal, seis cilindros em linha
Potência máxima líquida: 95 cv a 4.500 rpm
Cilindrada: 2.625 cm3
Relação de compressão: 7,8:1
Alimentação: carburador de corpo simples
Combustível: gasolina
Refrigeração: a ar
Direção: mecânica (coroa e pinhão)
Transmissão
Tração 4×2 com opcional para 4×4, através de câmbio e caixa de transferência Land Rover
Suspensão
Dianteira e traseira: eixo rígido, molas semi-elípticas (feixe), amortecedores telescópicos de dupla ação
Freios
Dianteiros e traseiros: a disco
Rodas: aro 16”
Pneus: 700 x 16”
Vão livre: 200 mm
Travessia: 500 mm
Velocidade de cruzeiro: 80 km/h
Velocidade máxima: 120 km/h
Consumo médio: 6 km/litro
olha ai Geraldo Arruda o fusca dos meus sonhos,, esse seria o meu carro pra eu ter na vitrine…
Muito bacana, mas ficaram faltando as fotos do antes…
Legal
Parabéns pela jóia. Estou nessa luta tbm.
Juliano Buassali, vamos contar essa história também?
Silvano Justus Madureira
Quando Guri pilotei um Jippe Land Rover desse modelo,Joia !
Leonardo Carvalho Vinicius Elias Cestari Raposo
Vilmar Pinheiro de Carvalho João Lucas Carvalho
Joia preciosa meu sonho.
Muito afude
Exatamente o modelo da minha, só que essa não tem o “sobre-teto”. Devagar a minha fica igual a essa. hehehe
Da uma olhada Vilmar Bonfim.
Sua cara Miguel Mesquita de Figueiredo
Sergio Genovez, Renato Rodrigues olha q legal
Davi Azevedo Alessandro Lucena Fernando Bigolin
Muito tri!!!!!
Isso é a reciclagem automobilística…uma lenda agora Viva…..
Essa é muito moderna Iran Cavalcanti Galvao
Francisco Antonio Viveiros Dos Reis olhaaaaa
Hermann Beuster foi outro dos três Amigos
Fui um dos três amigos que comprou essa Land.
Wilmar Primao Filho
Que beleza….
Legal!!!
Joao Vicente Motta
“Brazil”
Alessandro Valadares!!!
Linda
Muito linda…uma pena o uso
João Cangussú
Que pintura….. muito linda
Muito bonita parabens.
Linda