Visitando Ted Vernon

Visitando Ted Vernon

 

Ted Vernon, da South Beach Classics, conversou com Regis Beckhauser. O papo foi divertido!
Ted Vernon, da South Beach Classics, conversou com Regis Beckhauser. O papo foi divertido!

 

Por *Régis Beckauser

 

Olá amigos da 4×4 Digital, como vão? Tenho enorme paixão pelos veículos off-road, mas, na verdade, meu coração é dividido entre outra paixão, os carros antigos.

Creio que grande parte de todos que estão nos acompanhando gostam e admiram as raridades sobre rodas e sabemos que eles foram os principais laboratórios para o desenvolvimento crescente da indústria automotiva.

 

 

Algumas peças do acervo de Ted Vernon
Algumas peças do acervo de Ted Vernon

 

 

A evolução do carro está muito ligada as condições por onde ele iria trafegar e é sabido que  as vias pavimentadas não surgiram da noite para o dia exigindo que no passado, as empresas que se propuseram a desenvolver veículos motorizados encontrassem soluções para andar nas vias comuns da época que hoje chamamos de fora-de-estrada.

 

Clássicos por todos os lados
Clássicos por todos os lados

 

As exigências impostas pelas forças armadas ao redor de todo mundo, também pressionaram as empresas a encontrarem soluções eficazes a fim de que seus produtos pudessem vencer grande parte dos obstáculos encontrados nos campos de batalha.

 

Espírito americano presente nas máquinas da South Beach Classics
Espírito americano presente nas máquinas da South Beach Classics

 

 

Desde que aterrissei em Miami, eu queria visitar a loja do Ted Vernon, dono da South Beach Classic, um camarada que ficou conhecido pelo seu programa que era ou é ainda, transmitido por um dos canais pagos no Brasil.

 

Modelos históricos
Modelos históricos

 

Nesse enorme local, encontram-se a venda, mais de 300 veículos, de vários anos, modelos, cores e condições. Digo condições pois muitos carros após serem adquiridos, terão que passar por mãos especializadas para voltarem a brilhar.

 

Land Rover Series (?) com capota rígida
Land Rover Series (?) com capota rígida/fechada

 

E uma versão menos antiga...
E o Series III,  uma versão menos antiga…

 

Curiosamente, alguns 4×4 estavam por ali, alguns originais, outros nem tanto, mas veículos que fazem parte da historia automotiva e que para nós da comunidade fora de estrada fizeram e ainda fazem parte de nossas trilhas e de nossas histórias. Verdadeiros companheiros inseparáveis.

 

Um bonito CJ5 americano. Note a caixa de rodas traseira em formato redondo e os ressaltos na carroceria
Um bonito CJ5 americano da década de 1950. Note a caixa de rodas traseira em formato redondo e os ressaltos na carroceria. Lá em cima, a esquerda, outro clássico 4×4: Ford Bronco, possivelmente do final dos anos 1960

 

 

Ah vai, ele merece mais uma , não é?
Ah vai, ele merece mais uma , não é?

 

 

insecto Jipebras (1)

 

 

 

Alguns modelos que tive a oportunidade de ver, creio que são bastante raros no Brasil onde até então nunca tinha visto como é o caso desse modelo Land Cruiser com a cabine estendida e que se encontrava em muito boas condições de preservação.

 

Toyota Land Cruiser, a equivalente japonesa e norteamericana da nossa Bandeirante
Toyota Land Cruiser, a equivalente japonesa e norteamericana da nossa Bandeirante

 

 

Capturar

 

 

Detalhes da lateral e traseira
Detalhes da lateral e traseira

 

No Brasil, o carro equivalente a essa Land Cruiser é a Toyota Bandeirante, porém com a distancia de entre-eixos maior diminuindo o ângulo de saída e o balanço traseiro.

Outra diferença grande é que a grande maioria das Land Cruiser em solo americano rodam com motores a gasolina.

 

Porta traseira é diferente da nossa Bandeirante
Porta traseira é diferente da nossa Bandeirante

 

Outra característica interessante desse veiculo, são as duas portas traseira novamente diferenciado do modelo do Brasil onde somente uma porta era instalada na traseira

Se alguém me perguntar, o que esse miolo de chave faz ao lado do emblema minha resposta é: não sei! Esse detalhe só pude perceber quando vi a foto com mais calma e gostaria de deixar duas perguntas no ar: Esse miolo é original? E caso seja original, qual a sua função?

 

Miolo de chave ao lado do logotipo. Para que serve?
Miolo de chave ao lado do logotipo. Para que serve?

 

Logo a frente, um pouco escondida, estava uma outra Land Cruiser com capota de lona e diferente da anterior, sua mecânica era a Diesel. Infelizmente, não pude conferir se o motor era o mesmo utilizado pelo valente Bandeirante que utilizou em grande parte de sua trajetória a motorização da Mercedes Benz.

 

Land Cruiser diesel, capota de lona
Land Cruiser diesel, capota de lona

 

13383627_1385769251450076_321984860_o

 

Esse carro também se encontra em boas condições em sua aparência tendo em vista que a maioria dos carros não era possível ligar pois estavam sem bateria.

 

13410623_1385769234783411_316069351_o

 

Um dos carros que eu particularmente nunca tinha visto de perto, foi um International Scout SSII (Super Scout II) ano 1976. Um 4×4 do porte das antigas Chevrolet Bonanza.

 

Internacional Escoteiro SSII (Super Escoteiro II) 1976. 4x4, é claro ...
Internacional Escoteiro SSII (Super Escoteiro II) 1976. 4×4, é claro …

 

 

Mesmo não sendo 100% original, esse REO transformado, teve uma caçamba de reboque militar instalado na traseira deixando-o com um visual bem diferente.

 

Vai um Reo aí?
Vai um Reo aí?

 

Esse M151 MUTT (multi-purpose light vehicle) dentre algumas particularidades, destaca-se a suspensão independente, que para alguns, uma solução não muito prática no campo de batalha, mas de qualquer maneira, esse veiculo foi um dos destaques na historia da Jeep.

 

Jipe Mutt
Jipe M151 Mutt

 

13405656_1385771324783202_1636862574_o

 

13410839_1385771484783186_1055721027_o

 

Quem estiver passando por Miami, vale a pena programar uma passadinha pela loja do Ted Vernon. Tive o prazer de conhece-lo pessoalmente e fui muito bem recebido, onde inclusive expliquei que seus veículos 4×4 estarão sendo apresentados a vocês, querido publico da 4×4 Digital.

Um grande abraço e até a próxima.

 

13173156_1365113413515660_3219464322209466158_o

 

*Regis Beckhauser é jipeiro desde 1998, realizou diversas trilhas pela região sudeste e trabalhou diretamente nos levantamentos oficiais dos Raids realizados pelo Jeep Clube do Brasil. Trabalhou como piloto de apoio no Rally dos Sertões. Aficionado por veículos militares, em 2001 montou um caminhão Engesa EE- 25 6×6 pra diversão dos turistas na região da Serra da Canastra – MG. Atualmente, reside em Miami e acompanha de perto os eventos realizados por lá, desde os 4×4, hot roads, clássicos e carros de corrida das mais diversas categorias. É colaborador exclusivo de 4×4 Digital nos Estados Unidos.

 

 

 

5 comentários em “Visitando Ted Vernon

Deixe um comentário

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo